domingo, 27 de julho de 2008

Tarô da Transformação - 16. Imitação

O dedo de Gutei apontando para o Uno

Seja verdadeiro para si mesmo, pois sua própria verdade pode lhe conduzir até a verdade suprema. A verdade dos outros não pode ser sua própria. Você traz dentro de si uma semente. Somente se essa semente crescer e tornar-se uma árvore, você irá florescer; assim você estará em êxtase, terá uma bênção. Mas se você estiver seguindo outros essa semente irá permanecer morta. E você pode acumular todos os ideais do mundo e ser bem-sucedido, mas irá sentir-se vazio, pois nada mais pode preenchê-lo: só sua semente, quando virar uma árvore, lhe preencherá. Você só irá sentir-se realizado quando sua verdade florescer, nunca antes disso.

O mestre Zen Gutei tinha o hábito de levantar seu dedo sempre que ele explicava algo sobre o Zen. Um discípulo muito jovem começou a imitá-lo, toda vez que alguém perguntava ao discípulo o que seu mestre estava ensinando, o jovem levantava o dedo.

Gutei soube disso e, um dia, ao encontrar o jovem que estava explicando algo com seu dedo levantado, ele segurou o jovem, puxou uma faca, cortou o dedo dele, e jogou-o longe.

Quando o rapaz saiu correndo gritando, Gutei falou, “Pare!” O rapaz parou, voltou-se, e olhou para o seu mestre com os olhos banhados de lágrimas.

Gutei havia erguido seu próprio dedo. O rapaz tentou levantar seu dedo, mas, quando viu que não havia mais dedo, ele curvou-se. Nesse instante ele se tornou iluminado.


Esta é uma história bem estranha, e existe toda possibilidade de que você a interprete de forma incorreta, porque a coisa mais difícil de entender na vida é o comportamento de uma pessoa iluminada.

Mestres nunca fazem coisa alguma desnecessariamente, nem mesmo erguer um dedo. Gutei nem sempre erguia seu dedo, apenas quando explicava uma questão relativa ao Zen – porque? Todos os seus problemas surgem porque você está fragmentado, em desunião, um caos, não em harmonia. E o que é a meditação? Nada a não ser tornar-se um.

As explicações de Gutei eram secundárias, o dedo erguido era a coisa mais importante. Ele estava dizendo, “Seja um! E todos os seus problemas estarão resolvidos.” O jovem passou a imitá-lo.

Agora, imitação não levará você a lugar algum. Imitação significa que o ideal vem de fora, não é algo que esteja acontecendo dentro de você. Você tem uma semente dentro de si, mas, se permanecer imitando os outros, essa semente continuará sem vida.

Gutei deve ter sido muito compassivo. Somente através da compaixão você pode ser tão duro – a imitação precisa ser severamente cortada. O dedo é apenas simbólico. O jovem precisava sofrer um choque severo, e o sofrimento precisava ir até a raiz de seu ser. Um momento intenso de percepção, uma tática bem inteligente...

Gutei gritou, “Pare!” E, quando o jovem parou não havia mais dor. Então, por força do hábito, quando o mestre ergueu seu dedo, o discípulo também o fez, mas o dedo não estava lá. Pela primeira vez ele se deu conta de que não era o corpo, mas sim a consciência, a percepção. Ele é uma alma, e o corpo é apenas sua morada.

Você é a luz que brilha dentro – não a lâmpada, mas a chama.

Fonte: http://www.osho.com/Main.cfm?Area=magazine&Sub1Menu=tarot&Sub2Menu=oshotransftarot

Nenhum comentário:

Postar um comentário